Classe Z (Prioritário ou Vital): Item cuja falta acarreta consequências críticas, tais como interupção dos processos da empresa, podendo comprometer a integridade de equipamentos e/ou segurança operacional. Neste caso a disponibilidade deve ser de 100% ou uma ruptura de 0%. Não pode faltar de jeito nenhum, sob pena de prejudicar uma vida ou colocar em risco a segurança de equipamentos e ativos.
Classe Y (Intermediário ou Intercambiável): Caracteristicas similares à classe Z, no entanto apresenta razoável possibilidade de intercambiabilidade com outros itens disponiveis em estoque, caso seja necessário. Neste caso a disponibilidade deve ser de 98% ou uma ruptura de 2%. Sua falta pode prejudicar uma vida ou colocar em risco a segurança de equipamentos e ativos, mas existe alternativa de substituição por outros itens.
Classe X (Não Prioritário ou Ordinário): Item de baixa criticidade, cuja falta naturalmente compromete o atendimento de um usuário interno (serviço ou produção) ou externos (clientes finais), mas não implica em maiores consequências. Neste caso a disponibilidade pode ser de 97% ou uma ruptura de 3%. Em algumas atividades estes níveis podem ser ainda menores como uma disponibilidade de 95% ou uma ruptura de 5% ou até menos.
Comentários
Postar um comentário